Blog Empreendedorismo K2

iPhone, N95 ou Blackberry - qual o melhor celular para sua empresa?

(10/02/2010 - Douglas Sossai)


Testamos na K2 os 3 smartphones considerados top de linha para uso corporativo. O iPhone 3G da Apple, o N95 da Nokia e o BlackBerry Storm da RIM.
Cada um tem suas características e diferenciais próprios, o que dificulta a escolha da melhor plataforma. Mas conseguimos chegar a uma conclusão que vai auxiliar você a escolher o melhor para sua empresa.

Primeiro vamos a uma analise detalhada de cada um.


Nokia N95.

Um excelente aparelho, disponível no mercado já há alguns anos. Seus grandes diferenciais: camera de 5 MegaPixels com lentes Carl Zeiss - uma excelente qualidade para fotos. Possui flash (fraquinho, mas quebra um galho em locais muito escuros).
O aparelho é rápido, robusto e abre diversos aplicativos ao mesmo tempo. Quando se acostuma com o teclado, não se sente necessidade de um celular com tela clicável.

GPS: Outro grande diferencial fica por conta da qualidade do GPS e do software de navegação Nokia Maps. Esse software off-line é utilizado para navegação via GPS. Você baixa os mapas do país ou estado em que deseja utilizar e pode usa-lo com o serviço de celular desligado (off-line). Testei na Florida e no Brasil, o sinal é excelente, recalcula as rotas rapidamente e não se perde (ao contrário do iPhone, mas falamos disso mais tarde).

E-mails: É possível acessar os e-mails, mas como o teclado não é QWERTY, a digitação fica um pouco desconfortável. Mas não é o fim do mundo. O sistema de reconhecimento de escrita facilita muito a digitação. Você digita parte da palavra e ele reconhece o que você quer escrever, agilizando a digitação principalmente em palavras com acentos.

Softwares: baseado no sistema Symbian, possui milhares de opções de software. Alguns muito interessantes que não podem faltar em seu aparelho:
Advanced Call Manager: gerencia o atendimento de seu aparelho. Crie listas ou escolha números específicos para que o N95 responda de maneira diferente. Exemplos: enviar sinal de ocupado, responder com uma gravação pré-definida, desligar a campainha, etc... Muito útil para selecionar suas ligações automaticamente.
Fring: esse programa cria uma ponte para que você possa utilizar o Skype pelo celular, utilizando seu pacote de dados. Ideal para economizar nas ligações, principalmente em roaming. Você pode contratar o pacote Brasil 400 do Skype e ter um crédito de 400 minutos para qualquer ligação no Brasil (telefones fixos). O pacote sai por cerca de R$ 14,00. Além disso ele se conecta a MSN, Twitter e FaceBook, permitindo atualizações de status. Ideal para manter as redes sociais conectadas.
NokiaMaps: um excelente software para navegacão GPS. Aliado a alta qualidade do receptor de GPS do N95 é uma solução que substitui plenamente um aparelho de GPS convencional.
QuickOficce: abra e edite documentos em Word, Excell e PowerPoint.
Ultimate Voice Recorder: grava suas conversas. Com uma ágil combinação de teclas, permite que você grave suas ligações. Ideal para gerar provas e processar empresas de telemarketing inescrupulosas, que não cumprem o que prometem (já passou por isso?).


Preço: o N95 é a alternativa mais em conta entre os 3 smartphones. Com todos os benefícios e pelo preço é uma execlente escolha.


iPhone:
O grande destaque desse smartphone da Apple é a sensibilidade da tela. A digitação é muito confortável e a navegação com reconhecimento de toques é realmente espetacular. O design do aparelho, seguindo a tradição de qualidade da Apple, é muito bem resolvido e atraente. O tamanho da tela permite uma navegação rica na Internet e na leitura de e-mails.

Porém, a qualidade do GPS e da camera deixam muito a desejar.
GPS: O GPS perde o sinal com muita frequência, se não ficar atento ao mapa é um desastre. O software de navegação utilizado para os testes foi o Ndrive, porém o GPS apresentou má qualidade em outros programas como o Google Maps (que aliás, é muito inferor ao Google Maps do N95).

Camera: bem inferior a do N95, a camera de 3 MegaPixels, sem flash, só serve para "quebrar um galho". Decepciona mesmo.

Softwares: a estatégia da Apple de controlar a disponibilização dos softwares pela Apple Store de forma padronizada tem suas vantagens e desvantagens. As vantagens são a grande variedade de aplicativos, a facilidade de instalá-los e o controle de vírus. A desvantagem é que dificulta o desenvolvimento de soluções corporativas, específicas para sua empresa.
Alguns softwares que não podem faltar em seu iPhone:
Jaadu VNC: permite que você acesse seu computador remotamente. Com isso, você não precisa mais levar seu laptop nas reuniões ou viagens. Basta deixá-lo ligado em casa ou no escritório e acessá-lo remotamente. Imperdível! E com isso, você pode acessar sites em Flash com todas as funcionalidades utilizando o iPhone.
Skype: só funciona em redes wi-fi, a bloquearam o uso via 3G devido a pressão das operadoras... Mas ajuda a economizar.
QuickOffice: tem menos recursos que a versão do N95, mas a navegação é mais confortável graças a tela multitoque.


Preço: é o mais caro dos 3. Mas a facilidade de uso e a qualidade dos softwares acima, já vale o investimento.

BlackBerry Storm:
Lamentável. Acho que isso já descreve o aparelho. Percebe-se que a RIM correu desesperadamente para criar um produto que concorresse com o iPhone, mas perdeu feio. Não deviam ter abandonado o teclado físico que conquistou a imagem de melhor smartphone do mercado para ler e responder e-mails.
A tela touch screen é decepcionante. É praticamente impossível responder e-mails sem errar algumas palavras. Não troque seu BlackBerry de teclado físico por isso.
O sistema acabou ficando confuso com as opções de clique em tela e nos botões físicos do aparelho.
Não aceita Skype, não aceita Fring, a instalação e download de softwares é complicada e a variedade é muito inferior ao que é disponibilizado para o N95 e o iPhone.
Parece que a RIM perdeu feio a briga de smartphones e se não mudar isso logo, pode sair com a imagem muito prejudicada.
Parece que ela já começou a se mexer, oferecendo benefícios como acesso ilimitado a e-mails em roaming Internacional, o que é uma novidade muito interessante para quem viaja muito.


Resumindo: não há um aparelho que se sobressaia em todos os quesitos, mas na nossa opinião, o melhor smartphone para uso corporativo é hoje o iPhone. A facilidade de uso, a tela de grande tamanho com alta resolução e softwares como o Jaadu garantem essa decisão. Se o preço for um fator determinante, escolha o N95, não vai se decepcionar, é o melhor custo benefício.
Fuja do Blackberry Storm.






Histórico de Publicação