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Aumentando o retorno de seu e-mail marketing

(04/04/2009 - Douglas Sossai)


O e-mail marketing está sujeito a diferentes filtragens de anti-spam, que variam de acordo com o provedor do destinatário do e-mail. Esse tipo de filtragem impede que a mensagem chegue até o destinatário, mesmo sendo uma mensagem idônea e soliciatada pelo mwsmo. Infelizmente o uso indiscriminado do e-mail para envio de propagandas, vírus e mensagens maliciosas obrigou os provedores a criarem esses filtros, que muitas vezes são muito agressívos e prejudicam quem está realizando um serviço ético.
Aqui temos algumas dicas que melhoram a performance de sua campanha:

1) Utilize um "e-mail remetente" válido. Apesar do MailTo permitir que você configure qualquer e-mail como remetente, dê preferência para um e-mail que seja do mesmo domínio da aplicação. Exemplo: se o MailTo está instalado em um dominio meusitenews.com.br, utilize algum e-mail como contato@meusitenews.com.br . Se você não tem acesso a esse e-mail, peça para o suporte criá-lo. Esse e-mail pode ser criado como um "álias", direcionando as mensagens para seu e-mail de preferência.

2) Evite utilizar palavras como "promoção", "grátis", "compre". Essas palavras são consideradas "SPAM" por alguns filtros. Se quiser peça uma avaliação de sua mensagem para nosso suporte.

3) Crie um "subject" (assunto), que gere a curiosidade ou destaque imediatamente um benefício ao usuário. Lembre-se que e-mail marketing é diferente de uma publicidade. Você deve mostrar ao destinatário que a mensagem é útil para ele. Evite "chavões" como "ganhe um desconto" ou "não perca". Seja objetivo, informe o benefício ou resuma o conteúdo do e-mail nessa importante frase. Você tem menos de 2 segundos para ganhar a atenção do destinatário.

4) Evite enviar mensagens aos finais de semana. O volume de mensagens que uma pessoa recebe nesse período costuma ser muito grande, acumulando a tarefa de leitura de e-mails na segunda-feira. O mesmo vale para feriados. Envie as mensagens entre segunda à tarde e quinta à noite.

5) Conquiste a preferência de seu destinatário. Envie mensagens que sejam do interesse dele. Um mailing bem estruturado vai permitir que você envie mensagens mais dirigidas, conquistando a confiança do destinatário. E evite a sobrecarga. Não adianta enviar mais de uma mensagem por semana para não cansa-lo. Dicas, promoções, informações técnicas são sempre bem vindas se o assunto é de interesse.


Verifique no relatório de acessos o volume de abertura de seu e-mail marketing. Além dos fatores acima citados, a qualidade de seu mailing também vai influenciar no retorno.

Consulte nosso suporte para mais informações.

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