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Melhorando o posicionamento de seu site no Google

(04/04/2009 - Douglas Sossai)


Estar presente na primeira ou segunda página do Google é fundamental para o sucesso de um site. E você pode conseguir isso.
O Google posiciona os sites de acordo com sua importância para os internautas. E essa importância é definida segundo alguns critérios lógicos.
A lógica é a seguinte: o site que apresenta maior volume de informação (com conteúdo de qualidade e atualizado) e possui mais links externos (sites de terceiros com links apontando para o site) vai ficar em melhor posição do que um site de pouco conteúdo, sem atualização e sem links externos apontando para ele.
Tem lógica, certo? Pois assim os melhores sites vão sempre ser encontrados em primeiro lugar.

Mas para isso funcionar, seu site deve ser construído de forma organizada, facilitando a "indexação" do conteúdo pelo Google. Indexação é o processo em que o Google entra em cada site, seguindo os links das páginas e copiando o conteúdo, criando índices baseados em palavras encontradas no site visitado. Um detalhe importante é que sites construídos em Flash não são indexados corretamente e por isso muitas vezes não aparecem no Google. Mas existem soluções para isso, uma delas é utilizar o PlaceIn, um sistema de banco de dados que otimiza automaticamente o conteúdo do site, facilitando ao máximo a indexação.

A partir do momento em que seu site está bem estruturado, preparado para receber a visita do "robô" do Google, você deve se preocupar com o conteúdo e sua atualização.
Inclua novo conteúdo em seu site, no mínimo uma vez por semana. Seu site pode ter uma seção "Novidades", por exemplo, em que você inclui uma nova notícia periodicamente. Dessa forma, sempre que o "robô" voltar ao site vai identificar que a data de atualização é recente. Para facilitar isso, coloque alguma ferramenta de gerenciamento de conteúdo em seu site. O PlaceIn por exemplo facilita a inclusão de conteúdo e otimiza automaticamente as páginas.

Outro detalhe importante é a qualidade desse texto. Utilize o máximo possível palavras que representem seu negócio, palavras chave que você sabe que serão normalmente utilizadas para pesquisar seu site. O Google pontua o seu conteúdo, de acordo com o número de vezes que as palavras chave aparecem. Por exemplo, um site que contém a palavra "criação" presente mais de 10 vezes no texto será mais relevante que outro que apresente a mesma palavra 5 vezes. Mas não vale repetir a palavra indiscriminadamente, pois o Google penaliza os sites que fazem esse tipo de "malandragem".

É importante também que todas as páginas de seu site tenham palavras chaves nas "meta tags" (texto padronizado que fica escondido no cabeçalho das páginas e resumem seu conteúdo). Essas palavras facilitam o trabalho do "robô" (e ele adora isso). Mas esse recurso deve ser utilizado com sabedoria, use no meaximo 256 caracteres para isso.

Siga essas dicas e veja como seu site melhora de posicionamento. Essa melhora vai ser percebida a médio e longo prazo - esse tempo varia pois, se seu site foi atualizado há muito tempo, o "robô" pode ter deixado a próxima visita agendada para uma data distante.

Veja na home page de nosso site a posição de alguns sites desenvolvidos pela K2web e sua posição no Google.

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