Como aparecer em destaque no Google e outros mecanismos de busca
(09/05/2011 - Douglas Sossai)
Ter um site que apareça nas primeiras posições do Google ou outros mecanismos de busca é muito importante para aumentar o número de visitas e consequentemente as vendas.
Segundo dados do próprio Google, 80% dos internautas não passam da segunda página de pesquisa.
Como o Google hoje é líder no mercado de buscadores, vamos apresentar algumas dicas para posicionar melhor seu site nesse mecanismo e tentar desmitificar alguma práticas que podem acabar piorando seus resultados.
Existem 2 formas de se aparecer na 1ª página: através do Google AdWords (sistema de anúncios pagos) e busca orgânica (gratuita).
Aparecer na 1ª página através do Google AdWords é relativamente fácil e pode-se conseguir isso com pouco investimento. Como é um sistema baseado em leilão de valores para palavras-chave, dependendo do volume de concorrência a brincadeira pode começar a sair cara. Por isso, lá vai a primeira dica: tente utilizar uma ferramenta que identifique quem clica em seu anúncio: você vai conseguir manter uma base de dados atualizada e aumentar sua chance de retorno através de e-mail marketing.
Muitas vezes a concorrência é tão grande que será difícil aparecer na 1ª página sem o Google Adwords. Para melhorar seu posicionamento você deve começar um trabalho sistemático para melhorar a relevância de seu site.
O que é relevância?
Pode-se dizer que é a importância que seu site tem em um determinado assunto.
Por exemplo, se você quer ser encontrado no Google com a frase "marketing web ferramentas para webdesigners", seu site deve ser importante nesse assunto. E como o Google sabe que ele é importante?
Através da "densidade" de palavras-chave, ou seja, pelo volume de vezes em que a palavra "marketing web ferramentas para webdesigners" apareça em seu site e qual a proximidade dessa palavra de sua home page.
Mas cuidado. Não adianta repetir as palavras indiscriminadamente, elas devem fazer parte do contexto do site ou o mesmo poderá ser penalizado (irá para o final das páginas de busca).
Escolha as palavras que você deseja aparecer e insira as mesmas sempre que incluir conteúdo em seu site.
É importante lembrar que para que isso funcione, seu site deve ser construido com as metatags (código de programação) que permita que seu site seja "visto" pelo Google. A K2web disponibiliza uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo que faz essa programação automaticamente e otimiza seu site para que seja visto corretamente pelo Google, sem necessidade de ter que reconstruir seu site inteiro, mesmo que ele seja feito em Flash ou outra programação desconhecida pelo seu webdesigner. Aliás, aqui vai a primeira desmitificação: não empobreça seu site visualmente para que ele apareça no Google. Não adianta nada aumentar seu tráfego no site se ele não vai surpreender ou agradar seu consumidor. Pessoas querem ser surpreendidas e gostam de imagens, animações, vídeos e toda a riqueza visual que a tecnologia pode ofererecer (sempre com bom gosto é claro).
A K2web tem soluções para que seu site apareça no Google praticamente em qualquer tipo de programação.
A partir do momento que seu site estiver corretamente programado com as Metatags, começa a parte mais difícil: dar relevância a essa informação.
Para isso, deve-se entender qual o objetivo do Google: entregar conteúdo de nível aos internautas.
Como o Google entende um site com conteúdo importante?
1º) Volume de conteúdo: se um site tem bastante conteúdo (texto), provavelmente ele deve ser importante.
2º) Frequência de atualização: se um site é atualizado com frequência, provavelmente ele deve ter informações mais "frescas".
3º) Links que apontam para o site: se o site tem um volume considerável de links em outros sites que aponta para ele, provavelmente ele deve ser interessante.
4º) CTR (Volume de clique que seu site recebe): O Google analisa o volume de vezes que o seu site é clicado na página de busca. Por isso é importante que o título e descrição da página atraia o clique do usuário.
5º) Tempo de permanência: O Google analisa o tempo que o usuário navega em seu site. Se o usuário clica em seu site e volta para o Google em menos de 5 segundos, isso pode ser péssimo para sua reputação. Uma navegação superior a 1 minuto pode ser considerada muito boa, por exemplo. Por isso, tente ter páginas atraentes e com conteúdo atrativo.
Como falamos, se você quer aparecer como "marketing web ferramentas para webdesigners", repita essa frase no maior número de páginas possível. Tente colocar essa frase em negrito.
Se colocar fotos no site, o nome da foto deve conter essas palavras.
Experimente colocar essa frase no Google e veja quem aparece em 1º lugar.
É um trabalho sistemático, mas que funciona.
Aconselhamos que seu site tenha uma página de notícias ou dicas, e que você alimente essas seções pelo menos 1 vez por semana.
Utilize a nossa ferramenta de monitoramento de posicionamento e acompanhe a evolução de seu site.
Escolha bem essas palavras. Lembre-se: só existe espaço para 10 sites na 1ª página. Vai ser quase impossível aparecer com uma palavra só, então crie frases que representem seu site e que sejam de uso comum. O próprio Google mostra isso para você: comece a escrever no box de pesquisa dele e veja as sugestões que ele dá para você.
Seja criativo. Atualize seu site semanalmente. Coloque links de seu site em blogs, FaceBook, Twitter, sites de parceiros, etc...
E Lembre-se: aparecer na primeira página do Google não é garantia de venda. É o primeiro passo para o sucesso.
Para garantir suas vendas é necessário monitorar a visitação de seu site, identificar usuários realmente interessados e manter um contato frequente e sistemático.
A cada 100 usuário que encontram e entram em seu site, apenas 1 entrará em contato. Se você tiver uma ação mais proativa poderá aumentar esse resultado em mais de 5x.
Se pecisar de ajuda, fale com nossa equipe e conheça também o sistema FeedBack.
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