10 dicas de como elaborar uma campanha de email marketing de sucesso
(24/10/2017 - Douglas Sossai)
O email marketing é sem dúvida a forma de divulgação de melhor custo benefício. Com um custo muito baixo, é possível atingir milhares de pessoas em pouco tempo e obter ótimos resultados. Mas o email marketing é também um pouco polêmico, pois não existe uma legislação regulamentadora no Brasil e esse baixo custo acaba gerando um uso excessivo, o que prejudica os destinatários, a imagem da empresa que utiliza e a própria internet. Por isso é muito importante aprender a usar a ferramenta de foram adequada. Essas dicas vão te ajudar a obter o máximo do email marketing. 1) A ferramenta certa: Utilize uma ferramenta profissional. Enviar e-mails através de seu programa padrão de e-mails pode te causar sérios problemas. Os provedores têm um limite máximo de envio de mensagens por hora. Se você enviar acima desse limite poderá ser bloqueado. Além disso se alguém receber uma mensagem sua e fizer uma denúncia de spam, seu email poderá ser incluído em lista negra (black-list). 2) Utilize Opt-out: ofereça uma forma automática e segura para o usuário remover o email da lista. Boa parte das ferramentas profissionais oferece esse recurso. E é importante que, na prática, o email não seja excluído da lista e sim marcado como “excluído”, para evitar que seja alimentado novamente no mailing. 3) Segmente seu mailing: enviar a mensagem certa para o público certo gera mais retorno. Tenha em mente que prospect é uma coisa, cliente é outra e cada produto ou serviço pode ter um público alvo distinto Se você utilizar os argumentos certos par cada público, terá mais retorno. 4) Frequência: você nunca terá resultados muito expressivos em um único envio. É preciso repetir a mensagem várias vezes. Veja o exemplo da própria TV: quantas vezes não repetem o mesmo anúncio? Você pode e deve enviar a mesma mensagem mais de uma vez. Mas por e-mail no máximo 1 vez por semana. Mais do que isso pode cansar e irritar o seu público. Tenha em mente que você precisará de pelo menos 6 meses ininterruptos para cativar seu público e se tornar conhecido nesse mailing. 5) Cobertura: quanto mais melhor. Aumente gradativamente seu mailing. A taxa de abertura padrão de um email marketing é em torno de 5%. Quanto maior o seu mailing, maior o volume de usuários impactados. Utilize ferramentas que identificam os e-mails dos visitantes e abuse de formulários de cadastro em seu site. 6) Cuidado com o assunto: 70% da possibilidade de abertura é definida na leitura do assunto. Evite frases ou mensagens que pareçam propaganda. Frases de efeito são excelentespara anúncios, não para assuntos de email marketing. Tente ser neutro e objetivo. O Assunto deve fazer com que o usuário pense que o email é exclusivo para ele. Não um envio em massa. Se puder incluir o nome do destinatário melhor ainda! 7) Cuidado com o conteúdo: se a pessoa gostou do assunto e abriu sua mensagem, chegou a hora de impactá-la. Sua mensagem deve ser composta de imagem e texto. Pode-se usar uma imagem que contenha textos mas nesse caso, coloque um texto também fora da imagem (texto digitado mesmo, não uma imagem), pois muitas pessoas bloqueiam a visualização das imagens nos programas de email e só vão abri-la se o texto inicial for interessante. 8) Cuidado com os filtros de spam: é impossível garantir que 100% de suas mensagens cheguem ao destino. Mas você pode melhorar a entregabilidade evitando palavras e caracteres que são mal pontuados por fltros de spam. Evite pontos de exclamação, palavras como grátis, ganhe, compre, promoção, etc... Os filtros de spam podem considerar sua mensagem uma propaganda. 9) Compare: acompanhe os dados de abertura e clique de suas campanhas. Experimente mudar o assunto e a mensagem. Comparando os dados de sucesso e regulando sua comunicação você vai encontrar o caminho certo para divulgar seu produto ou serviço de forma adequada e com alto impacto. Experimente enviar somente texto, em uma outra ocasião texto e imagens. Experimente um formato tipo newsletter ou algo mais resumido, objetivo. Inove! 10) Peça ajuda: email marketing é a divulgação de melhor custo benefício. Mas demanda tempo, conhecimento e as ferramentas certas para criar, enviar, mensurar. Experimente realizar o serviço com alguma empresa especializada. Com certeza suas vendas vão melhorar.
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