Comunique-se do jeito certo na ferramenta certa.
(10/02/2017 - Douglas Sossai)
Comunicar-se do jeito certo hoje em dia é muito diferente do que há alguns anos atrás. Podemos não perceber, mas usamos em média mais de 10 formas de comunicação diariamente e cada uma tem seu código de ética, regra de uso ou no mínimo o jeito certo de usar. Dúvida? Vamos primeiro dividir essas formas de comunicação em 2 grandes e importantes grupos: comunicação assíncrona e comunicação síncrona. Veja que é bem mais simples do que parece: assíncrono é quando você se comunica sem a necessidade de estar "sincronizado" com seu interlocutor. Esse artigo aqui é uma forma de comunicação assíncrona. Escrevi dia 03 de Abril de 2017 e você está lendo hoje. Outras formas de comunicação assíncrona: uma carta (sim ainda existem), e-mails, mensagens de Whatsapp ou inbox de Facebook, recado em secretária eletrônica, gravação de video-recado no skype, e por aí vai. E comunicação síncrona? É aquela em que você precisa estar sincronizado com seu interlocutor: uma ligação telefônica, video chamada, uma conversa presencial ou reunião, enfim, qualquer forma de "conversa" em que as partes interagem simultaneamente.
O primeiro grande segredo de uma boa comunicação, eficiente, é saber qual canal de comunicação utilizar. A grande vantagem de uma comunicação assíncrona é que cada parte interage ao seu tempo. Não é necessário marcar hora para conversar. Você manda um email e a outra pessoa responde quando pode, não precisa parar o que está fazendo para te responder. Sacou? É muito bom isso, cada um enviando suas mensagens, respondendo no seu tempo e o mundo girando, as coisas se resolvendo, em harmonia. Mas existem situações em que esse tipo de comunicação não funciona. São situações em que é necessário um diálogo rápido, uma troca de informações e tomadas de decisões quase que imediatas. Nesse caso temos que optar por uma comunicação síncrona, um telefonema, uma reunião, uma video chamada.
O excesso de uso da comunicação síncrona pode causar um desgaste entre as partes, pois os dois lados tem que parar o que estão fazendo para se comunicar. O excesso de uso da comunicação assíncrona pode causar uma demora na resolução de problemas e prejudicar o diálogo, a troca de idéias. Ou seja, os dois grupos tem benefícios e limitações, então a escolha correta depende da sua necessidade. A comunicação assíncrona exige uma elaboração maior mas também permite ler ou ouvir antes de enviar. A comunicação síncrona é mais imediata. Falou e errou já era. Mas por outro lado costuma ser menos elaborada, a comunicação vai se construindo no diálogo.
Vou detalhar alguns exemplos de comunicação e os cuidados que temos que tomar ao utilizar cada uma.
Whatsapp: vamos começar por esse aplicativo que é o mais usado atualmente. Ele permite os dois tipos de comunicação, síncrona (em uma video chamada ou chamada) e assíncrona (no chat ou gravação de vídeo ou voz). Em um só aplicativo você se comunica via chat, gravação de voz, gravação de vídeo, chamada de voz e chamada de vídeo. 5 formas de comunicação somente aqui! Algumas dicas: Na gravação de audio, seja breve, muito breve. Quando você grava um audio, tenha em mente que ninguém vai te interromper. Isso pode transformar você em um CHATo. Seja breve, objetivo. Audios com mais de 30 segundos costumam ser enfadonhos, principalmente profissionalmente. Pense antes de falar. Ninguém vai gostar de acompanhar suas mudanças de direção de raciocínio. Entendeu? No chat, siga a mesma regra: escreva o mínimo necessário. Use imagens se quiser, as pessoas gostam de imagens. Evite muitas abreviações, principalmente profissionalmente. Não force a resposta, mesmo que a pessoa tenha visto a mensagem (barrinhas azuis) ela pode não estar no momento certo para responder. E evite usar profissionalmente fora do horário comercial, pois ele tem uma alerta bem "chamativo" e está sempre próximo a pessoa. Dificilmente alguém vai gostar de ser acordado com uma comunicação comercial às 2h da manhã. Tenha em mente também que em alguns momentos é mais fácil a pessoa ler do que ouvir e as vezes ela não pode gravar um audio. Lembre-se deu que é muito fácil a pessoa esquecer de responder. A forma como o aplicativo organiza as mensagens faz com que as pessoas se percam facilmente e esqueçam de responder. Acho que é por isso que chama de comunicador instantâneo.
Skype: Essa ferramenta é muito popular para vídeo chamada (síncrono). A grande vantagem é que você pode compartilhar a tela, fazendo uma apresentação on-line e até mesmo realizar uma reunião com várias pessoas simultaneamente. Muito legal não é? Mas seja pontual. Deixe tudo preparado, não desgaste as pessoas com falhas técnicas, teste seu audio antes da ligação. Não é obrigatório deixar sua camera ligada, mas seja educado: se a outra pessoa está com a camera ligada, dê um bom motivo para não ligar a sua. No modo chat, siga a mesma regra do whatsapp, mas tenha em mente que a maioria das pessoas usa o Skype no computador e não no celular, então podem demorar mais para responder. Por outro lado, não se incomodam de receber uma mensagem fora do horário comercial, pois não sentem a necessidade de responder imediatamente.
e-mail: já está perdendo terreno para outras formas de comunicação, mas tem suas vantagens: é aceito como documentação em várias situações, aceita muitos anexos, aceita-se com mais tranquilidade um tempo de resposta um pouco mais demorado: um dia útil para responder é bem aceito. Pode-se escrever um texto maior que o whatsapp ou skype. Não é tão invasivo, pode ser usado fora de horário comercial, tranquilamente.
Telefone: é uma das formas mais invasivas. Não para de tocar até a pessoa atender. Requer que a outra parte pare imediatamente o que está fazendo para responder. É imediato, permite um diálogo. Deu para entender quando deve ser usado, certo?
Inbox de rede social: Facebook e LinkedIn são exemplos de redes sociais que possuem opção de comunicação inbox. É na prática um serviço de email proprietário (interno). Funciona de forma similar ao email, mas muitas pessoas não respondem às mensagens.
Postagens: opa! cuidado aí. Postagem em rede social é uma forma de comunicação aberta, pública. Muito cuidado com o que vai escrever, principalmente quando utilizar profissionalmente. Muita gente pode ver e isso pode causar constrangimento para ambas as partes. Mas é uma boa forma de testar a temperatura do seu contato, pois não existe uma obrigação em responder.
Reunião: a reunião pode ser presencial, via Skype, teleconferência, ou via qualquer sistema que consiga juntar mais de 1 pessoa on-line ou off-line simultaneamente. Já falamos do Skype mas vamos comparar aqui uma reunião on-line com uma presencial (off-line). Presencialmente a comunicação se enriquece: o campo de visão é muito maior, movimento corporal, trejeitos, expressões faciais, até mesmo o odor (agradável ou não) vão transmitir informações. O problema é que as pessoas (ou parte delas) vão ter que se deslocar fisicamente para se encontrar na reunião. Esse esforço tem o lado positivo de mostrar interesse, respeito e geralmente é acompanhado de pontualidade. Acho que todo mundo tem noção dos problemas que podem ser causados em desmarcar em cima da hora ou atrasar uma reunião. E nos dias de hoje, em cidades grandes com muito trânsito, uma reunião presencial tem um custo alto de tempo e até mesmo dinheiro.
Carta ou telegrama: parece brincadeira, mas não é. Essa duas formas de comunicação escrita ainda existem e são muito importantes. O impacto do recebimento de uma carta ou telegrama é centenas de vezes maior do que o impacto de um email. Pense nisso quando quiser realmente ter um resultado maior em sua comunicação. Apesar de ter um custo envolvido, muitas vezes vale a pena pelo impacto que causa.
Na próxima vez que precisar transmitir uma informação, dialogar, obter uma resposta ou qualquer outro tipo de comunicação, pense em todas essas opções. Analise qual se aplica melhor ao seu conteúdo e necessidade e use a ferramenta correta, do modo correto. Seus resultados vão ser muito melhores, pode ter certeza. Comunicar-se é uma arte e hoje temos muito mais "pincéis"para pintar a "tela".
Histórico de Publicação
- Entrevista sobre IA
- K2web desenvolve portal de rodada de negócios para Associação Comercial de São Paulo
- Não faça uma reunião virtual sem ver isso!
- A importância do blog
- LGPD - A lei de proteção de dados e suas oportunidades
- Bem vindos ao mundo corporativo
- A importância dos vídeos no branding
- DeepFake - manipulação de imagens
- Google passa a obrigar a utilização do protocolo https
- 10 dicas de como elaborar uma campanha de email marketing de sucesso
- A importância do Marketing Digital no atual cenário econômico
- Comunique-se do jeito certo na ferramenta certa.
- O Brasil tem jeito sim!
- Lançamentos de Novembro 2016
- Postagem nas redes sociais com Autoposts da K2web
- Solução Whatsapp para empresas
- K2web inicia 3ª turma do curso de Lógica aplicada em Programação
- Aumente seus resultados com o Retargeting
- MailTo BigData: e-mail marketing muito, muito, muito personalizado
- indicadorpremiado.com.br se consolida como plataforma de negócios
- Criar sites que funcionam e dentro do prazo combinado. Parece fácil, mas não é o que se vê por aí. Com as ferramentas e a equipe da K2web você não fica na mão.
- Vivo lança 4G no ABC e em cinco cidades paulistas
- Pagamento via celular, isso existe?
- DCI publica matéria sobre a expansão da K2web nos EUA
- K2web no Jornal Valor Econômico
- Portal Making Of - Novembro 2012
- Cuidado: seu celular pode estar te traindo - de novo.
- Terceirização de Marketing Digital
- Collusion: instale esse plug-in do Firefox para ver quem rastreia você na web
- Como apagar os cookies de seu navegador
- Douglas Sossai, CEO da K2Web, explica na TVUOL como ter mais privacidade na web e como as empresas de tecnologia atuam dentro dela. http://2by.com.br/608
- Monitoramento de dados FaceBook
- Você sabia que seu celular pode estar te traindo?
- Ilusão de ótica - uma excelente forma de marketing viral
- Conheça esse sistema de pedido on-line de sucesso
- Com “Estratégia Laranja Mecânica”, K2web aumenta e qualifica leads de clientes
- K2Web oferece créditos de carbono para clientes de ferramenta de e-mail marketing
- Nova estratégia ganha apoio do Portal Segs
- K2Web no IG
- K2web investe em servidor de alta velocidade
- Como aparecer em destaque no Google e outros mecanismos de busca
- Créditos de Carbono
- O poder do Google
- 5 motivos para você utilizar o atendimento on-line em seu site
- Prepare sua empresa para o "mundo de vidro"
- Entenda como as novas tecnologias web podem ajudar sua empresa a vender mais.
- Yahoo! continua a cair no mercado de buscas dos EUA
- Sairam as Novas estatísticas da Internet os números são impressionantes
- Aproveite para estreitar relacionamento com o cliente utilize o MailTo para enviar um FELIZ NATAL para seus clientes.
- Samsung lança concorrente do iPad, o Galaxy é compatível com Adobe® Flash® Player 10.1
- Apareça em destaque no Yahoo e Google com o PlaceIn
- Google Street Viewer chega ao Brasil
- K2web patrocina o 1º Rally Náutico Ecologico na Represa de Guarapiranga
- Palestra da K2web ganha apoio da Oficina da Net
- FeedBack - único software que identifica e-mails que visitam o site é desenvolvido pela K2web
- Digsby - software para visualizar e interagir com as redes sociais
- Mais clientes K2web na primeira página do Google
- Prepare-se para a nova versão do Google
- Reconhecimento de sons - Shazam no iPhone
- PlaceIn no iPhone
- Jornal Empresas e Negocios - Novembro 2012
- Veja alguns links muito interessantes
- Facilite o preenchimento dos formulários de seu site
- Automatize o envio de mensagens de parabenização.
- iPhone, N95 ou Blackberry - qual o melhor celular para sua empresa?
- Pesquisa de Satisfação
- Dicas sobre marketing web, Google, Twitter, FaceBook, PlaceIn e outras ferramentas
- Transmissão ao vivo de vídeos via Web
- Interligue o Twitter com o FaceBook
- Aumente seu retorno com e-mail marketing
- PlaceIn alimenta seu site e Twitter ao mesmo tempo.
- Computação na Nuvem
- Twitter no Nokia N95
- Veja as dicas mais quentes do PlaceIn no Twitter
- Google Street View é uma forma de publicidade
- Como salvar arquivos em PDF no PC
- Consultoria em redes sociais e Web 2.0
- Coloque um TourVirtual em seu site com fotos panorâma 360º
- Estratégia "Laranja Mecânica" lançada pela K2web é um sucesso
- Aumentando o retorno de seu e-mail marketing
- Agilize sua comunicação. Use o PlaceIn integrado ao MailTo
- Melhorando o posicionamento de seu site no Google
- Passo a passo para ampliar as vendas.
- QR Code - A mania dos códigos de barra via celular
- Tecnologia móvel PlaceIn. Para ampliar vendas.
- Skype no Mac e no celular. Como fazer ligações de qualquer lugar do mundo para qualquer telefone.
- Place In auxilia o ensino a distância
- Anuncie no Google de forma eficaz
- Aproveite o “Boom” do mercado de celulares
- A K2Web inova em divulgação
- Inúmeras Razões Para Você Fazer um Site com a K2Web
- K2web faz notícia
- Receita de sucesso K2web
- Experimente agora mesmo o kutuka.
Capture e-mails e envie mensagens. - Portal TVilhabela utiliza Google AdSense para ampliar receita
- Site ImagemFastBeauty ganha destaque na web.
- MailTo para multiplos usuários.
- Utilize o PlaceIn e apareça no topo das buscas.
- Responsabilidade Social K2.
Um site grátis a cada 3 meses. - Atendimento On-Line aumenta vendas e fideliza clientes
- PlaceIn permite visualização dos sites em aparelhos celulares e PDAs
- 1 >> Seu site em primeiro lugar
- Venda mais com um site inteligente!
- PlaceIn Integrado ao MailTo
- Tasks - Novo sistema K2WEB
- Produção em Vídeos Web
- MailTo agora com envio para aniversariantes
Fale conosco agora mesmo!
O que procura?