As vendas de comércio eletrônico em todo o mundo devem alcançar a cifra de US$ 963 milhões até 2013, com uma taxa composta de crescimento anual de 19,4%, segundo relatório anual sobre comércio via Internet do J.P. Morgan.
O estudo, chamado Nothing But Net: 2011 Internet Investment Guide, aponta cinco principais tendências como as forças impulsionadoras desse crescimento:
Primeiro, as redes sociais mudaram significativamente o comportamento do consumidor, os limites da privacidade e das informações pessoais, os padrões de comunicação e o emprego do tempo;
Em segundo lugar, o surgimento de vários novos dispositivos portáteis com acesso à Internet está fazendo com que as pessoas demandem mais informações, meios de comunicação e de entretenimento independente do local onde estejam;
A monetização do consumo de vídeo já está acontecendo;
Os serviços de localização está ganhando força, abrindo caminho para novas tendências de personalização;
E, por fim, o crescimento do comércio eletrônico global está sendo impulsionado pela crescente classe média em todo o mundo, pela maior disponibilidade da banda larga e pela concorrência com os varejistas e suas lojas físicas.
O relatório sugere ainda algumas áreas que merecem investimento para dar continuidade ao crescimento global do comércio eletrônico, entre elas a infraestrutura para entrega dos produtos, melhor integração entre sistemas de pagamentos de diferentes países e combate à fraude.
Fonte: blog.ikeda.com.br