Aumente seu faturamento durante a crise do COVID-19 com técnicas de marketing digital

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19 idéias para combater os efeitos do Covid-19 na economia

Além da tragédia causada pela morte de milhares, provavelmente milhões de pessoas, o coronavírus pode deixar também um monumental desastre economico, fechando um número assombroso de empresas, principalmente as de pequeno porte.

 

Assim como o tratamento do câncer, o único tratamento disponível para curar a humanidade do covid-19 pode ser também devastador.

E para atenuar esses efeitos temos que ter consciência de que o consumo deve ser mantido e se possível ampliado.

 


No final da página você encontra o vídeo original do Webinar realizado para a Associção Novo Campo Belo e as telas da apresentação. Estamos atualizando essa página constantemente com novas dicas e links de interesse.

 

Vale reforçar que existem segmentos mais afetados com essa crise e outros menos. Existem até mesmo empresas que vão crescer nesse momento. Por isso é importante que todos tenham bom senso: não sejam oportunistas. Se sua empresa está em perigo, tente aplicar as dicas, aproveitar os empréstimos e a ajuda que o governo vai liberar e peça ajuda aos seus fornecedores. Se não é o seu caso, não seja oportunista, não aproveite para pressionar seus fornecedores e abaixar seus custos visando um lucro maior. A situação é de sobrevivência. Não demita funcionários. Faça um esforço maior para continuar vendendo e até mesmo ampliar suas vendas. Se a economia encolher muito, todos serão prejudicados. Consuma mais.

 

Juntamos aqui, 19 idéias para ajudar os pequenos a ampliarem sua renda durante essa crise.

1) Menuselling - Venda por Menu

Para aumentar as vendas vendas, é necessário oferecer opções. Cada pessoa tem suas prioridades e seus critérios de valor para comprar um produto ou serviço. 

A Decolar revolucionou o mercado de turismo oferecendo venda web com inúmeras opções. O consumidor passa horas e horas nesse site procurando a melhor opção. E a melhor opção para alguns nem sempre é o preço baixo.

Outro exemplo básico é o Mac Donalds. Você já pediu pelo número?

Ofereça mais opções para seus clientes. Crie diferencias em sua venda. Pense em pacotes, não em produtos.

Prazo de entrega, prazo de pagamento, serviços ou produtos agregados, volume, quantidade mínima, contrato de fidelidade, reserva antecipada. São inumeras as possbilidades.

 

Exemplo de sistema para calculadora:

http://calculadora-menu-selling.com.br

 

2) Anúncios

 

"Brasil bate pico de tráfego de internet. Em meio à crise do coronavírus, volume de dados chegou a 10 terabits por segundo"

Aproveite esse público, anuncie na Internet.

Com R$ 10,00/dia já é possivel ter resultados.

Realize testes AB para chegar aos melhores resultados.

 

São inúmeras opções de mídia:

- Google rede de pesquisa

- Google Display

- Google remarketing

- Anúncios Youtube

- Facebook

- Instagram

- Linkedin

 

Utilize alguma forma de aproveitar os visitantes de seu site: Feedback para captura de e-mails, anúcios de remarketing, cadastro obrigatório, captura de leads.

3) Manter contato frequente

Quem não é visto não é lembrado.

Clientes e prospects devem ser impactados por sua comunicação com frequência.

 

Existem forma automáticas de se fazer isso hoje em dia:

• identificação de e-mails para envio de e-mail marketing,

• cadastros para acesso a produtos e serviços,

• listas de transmissão Whatsapp

• ferramentas de whatsapp corporativo

• redes sociais

• anúncios de remarketing.

 

Envie conteúdo relevante, promoções, lançamentos.

Respeite quando o cliente não desejar mais receber seus comunicados.

4) e-commerce

 

 

 

Encontre uma forma fácil de catalogar e mostrar seus produtos e serviços. 

Configure uma forma de recebimento on-line (PagSeguro, PayPal, transferência bancária, boleto).

Pronto, você criou um e-commerce.

 

Existe muita coisa além de uma loja virtual tradicional.

O importante agora é oferecer seus produtos e serviços on-line.

Existe uma migração natural das vendas em lojas físicas para o mundo virtual. O coronavírus só aumentou essa velocidade.

Encontre a melhor forma para você:

• contratar uma empresa para desenvolver

• usar uma plataforma pronta

• usar um market place (Mercado Livre, Americanas, OLX,...)

• vender pelo Whatsapp

• vender pelo instagram

 

O importante é aproveitar o momento para criar um catálogo on-line para seus produtos e serviços.

 

Veja dicas de como montar um ecommerce de baixo custo e com altos resultados aqui: http://smartloja.net.br/

5) Grupo Whatsapp com monetização

Criar um grupo no Whatsapp é fácil.

Difícil é ganhar dinheiro com ele.

 

Existem soluções para enviar mensagens automáticas pelo Whatsapp.

Aproveite isso.

Monte um site onde as pessoas possam se cadastrar, incluir seus produtos e divulgar em um grupo protegido em sua conta.

Pode-se cobrar para anunciar na página e por menssagem enviada.

Micropagamentos são bem vindos.

 

 

6) Cupons de desconto para venda futura

Algumas empresas podem não ter como entregar seus produtos ou serviços, aquelas que trabalham com festas, shows e turismo por exemplo.

Nesse cenário deve-se investir em venda futura.

Oferecer cupons ou cartas de crédito com descontos expressivos para aquisição imediata e que podem ser utilizados futuramente com agendamento.

 

Muitas pessoas com reserva financeira estarão ávidas para comprar antecipadamente e economizar.

O importante é limitar o acesso, criar regras para os descontos e o uso desses cupons.

E o visual da página de venda e do cupom em si, deve ser muito bem elaborado, atrativo.

 

Veja algumas notícias:

https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2020/03/bares-apostam-em-venda-de-vouchers-durante-crise.html?utm_source=instagram

7) Rappi / iFood / UberEats

Se você trabalha com alimentação ou tem um produto que possa ser entregue pelos famosos aplicativos, não perca tempo.

Faça o cadastro já, familiarize-se com as regras e paralelamente construa uma estrutura própria, pois as taxas cobradas são nornalmente muito altas.

Mas o importante agora é agilizar a venda e a entrega.

Não esqueça de colocar os ícones em seu site.

8) Sites de alta performance

Qualquer que seja seu segmento, ter um site de alta performance é fundamental para ter sucesso.

Sites de alta performance são otimizados para celular, possuem sistemas integrados de SEO (para aparecer no Google) e ter integração com redes sociais e Whatsapp. Um sistema de identificação de e-mails e e-mail marketing também ajuda a divulgar.

Para atingir a alta performance precisam ter aplicações customizadas para seu negócio, como sistemas de reserva, agendamento, venda, reunião virtual, calculadora de preços e outras funcionalidades específicas para seu público alvo.

O design deve ser atraente, de fácil leitura e navegação.

 

Pode ter uma página, mas deve ser bem feito. E você tem que conseguir editar.

 

9) Planos de fidelidade

Mais vale um cliente na mão do que dois voando por aí...

É mais barato manter um cliente do que conquistar um novo.

Existem muitas técnicas para fidelizar e manter clientes a longo prazo.

Um plano de fidelidade digital facilita o controle dos participantes, a divulgação e é muito envolvente.

É muito importante você criar valor tangível para seus produtos e serviços, ter uma política rígida de preços para que seu consumidor valorize o desconto.

A melhor forma de controle é utilizar o número celular como login no sistema e enviar um PIN de controle. Assim ninguém precisa decorar senhas e fica fácil acessar.

Se tiver condições faça um app para isso.

 

10) Whatsapp para equipes

Fenômeno de comunicação.

O Whatsapp é chegou para ficar. A praticidade do app que permite a comunicação rápida e barata sem fronteiras revolucionou a forma como as pessoas se comunicam. Chega a dar dó do Coronavírus.

 

Mas seu uso exige cuidados. É muito fácil se desorganizar com o uso da ferramenta, os clientes acha que podem ter respostas imediatas e o uso em equipe é problemático.

É importante ter ferramentas que permitem o uso em equipe, de forma organizada, com transferência de conversa, CRM integrado, respostas automatizadas e integração com site e sistemas de agendamento, pagamento e outras funcionalidades específicas para o seu negócio.

 

Veja esse exemplo de painel para equipes:

http://k2web.com.br/app_Whatsapp

 

11) Catálogo Virtual

Sem verba para fazer uma loja virtual?

Tenha em mente que é preciso ter uma forma organizada de apresentar seus produtos e ou opções de serviço.

Um catálogo virtual é mais economico do que um ecommerce, pois não exige cálculo de frete, controle de estoque ou meio de pagamento.

Seus clientes e prospects podem visualizar os produtos acessando o catálogo através de links nas redes sociais ou Whatsapp.

O catálogo pode ter pesquisa por categoria, nome do produto ou outras informações.

Pode ter um sistema de pré-pedido para o cliente selecionar o que deseja.

E futuramente pode ser convertido para um ecommerce.

 

12) Consulta on-line

Profissionais que trabalham com consultas ou consultoria podem migrar para o mundo virtual.

Com a recente libreração do governo, essa modalidade pode ser feita também por médicos, o que era proibido anteriormente.

Com uma site relativamente simples é possível divulgar, cadastrar o interessado, agendar a data e hora da consulta e coletar o pagamento antecipado.

Para a consulta em si, pode-se utilizar alguma ferramenta de teleconferência como Skype, Zoom, Google Meeting ou WhereBy. Todas possuem versões gratuitas.

O importante é ter uma forma on-line de cadastrar o interessado, agendar a data e coletar  pagamento.

E pende em oferecer seu serviço para o mundo todo. Mesmo sem falar inglês ou outra língua, pense que existem muitos outros países com língua portuguesa e que podem se beneficiar com sua consultoria on-line.

 

Softwares de conferência gratuitos:

https://whereby.com/

https://zoom.us/

https://www.skype.com/

 

Sistema de e-commerce para serviços: http://smartloja.net.br/

 

 

13) Cursos virtuais gravados

Se você tem algum conhecimento que pode ser ensinado e não tem muito tempo  para agendar consultas on-line uma outra opção é o curso on-line gravado.

Existem opções de sites preparados para divulgar, cadastrar os interessados, coletar o pagamento e liberar o acesso às video aulas.

Pode-se começar com algo simples e ir ampliando com o tempo. Não se preocupe tanto com a qualidade do video. Pode usar o seu celular. O imporante é ter um conteúdo interessante. 

Para agregar mais valor, pode-se oferecer um dia por semana ou mês para tirar as dúvidas on-line, ao vivo em um Webinar para todos os alunos.

 

14) Webinar com Youtube e Stage Team

Da mesma forma como esse webinar que estamos realizando agora, você pode realizar o seu e cobrar por isso.

A vantagem é que pode diluir o custo de seu tempo, conseguindo um valor mais acessível para os participantes.

Utilizando ferramentas gratuitas de transmissão como o Youtube e Stage Team, você pode atingir um número ilimitado de pessoas e cobrar o acesso.

Pode incluir uma conferência durante o webinar para deixa-lo mais atrativo ou convidar outros participantes.

O importante é ter um site para divulgar, cadastrar os interessados, coletar o pagamento e liberar o acesso.

 

Softwares de transmissão gratuitos:

Monte seu canal no http://youtube.com/ e use o https://stageten.tv/  para transmitir de seu computador.

 

15) Loja Virtual Whatsapp

Outra opção para vender on-line é o sistema de e-commerce para Whatsapp.

Existem ferramentas de resposta automática integradas a sistemas on-line que permitem criar uma loja virtual de baixo custo onde toda a interface do cliente é baseada em mensagens de whatsapp.

Essa tecnologia abre um leque muito grande para toda empresa ou profissional que vende produtos ou serviços e quer ter uma forma simples e segura de vender pela internet.

A vantagem é que como muitas operadoras oferecem acesso grátis ao Whatsapp o consumidor pode acessar de graça sua loja virtual.

 

16) Aplicativos Mobile

Ter um aplicativo é muito fácil hoje em dia.

São diversas opções de desenvolvimento, com custo atrativo e o valor agregado sua marca é muito grande.

Como os Apps possuem um sistema de push integrado ao celular, fica fácil enviar mensagens para atrair os usuários.

Com uma boa idéia é possível vender o app nas lojas iOS e Android ou cobrar pelo acesso de suas funcionalidades.

Ou então disponibilizar o acesso gratuitamente para vender seus produtos e serviços dentro do app.

17) Aplicativos Web

Se não conseguir um preço acessível para montar um app mobile, uma alternativa é montar um aplicativo web mesmo.

A mecânica é a mesma, mas ele não será publicado nas lojas, será acessado via o navegador do celular. 

É importante que seu design seja planejado para mobile. Uma coisa é fazer um site responsivou, outra um site focado em experência mobile.

 

A vantagem é que o aplicativo web não precisa ser instalado, não ocupa espaço no celular e é mais barato que o app de loja.

E em uma próxima etapa você pode aproveitar esse desenvolvimento e avançar para o aplicativo mobile.

O foco é ter uma aplicação útil para sua empresa e seus clientes, algo que minimize o trabalho manual, com acesso restrito (login e senha).

 

18) Agendamento de visitas

Se você trabalha com fisioterapia, academia, terapia, ou qualquer tipo de serviço que não dispensa uma visita presencial, nem tudo está perdido.

Faça um pequeno site focado nos cuidados que está tomando para atender seus clientes. Mostre que o atendimento é realizado com hora marcada, sem ninguém mais na recepção. Se tiver opção, ofereça o atendimento residêncial.

As pessoas estão evitando aglomerações estão aceitando contato individual,

Mostre que está equipado com máscaras, luvas, alcool gel, higienização de equipamentos, etc...

 

O site deve facilitar o agendamento de horário e de preferência coletar o pagamento antecipado para evitar desistências.

O importante é fazer seu marketing, mostrar sua criatividade nesse período de crise e como está preparado para o atendimento.

 

 

19) Sites cooperados

Juntos somos mais fortes.

Aproveite as ferramentas de teleconferência, grupos de Whatsapp, redes sociais e interaja com outros empresários para realizar ações em conjunto.

Um bom exemplo é o site da Associação Novo Campo Belo.

Estamos montando esse site para juntar forças na divulgação.

A força de atração nesse exemplo é a localização geográfica, empreendedores da região têm mais força quando juntos no mesmo local.

Mas você pode ter idéias para outros juntar interesses comuns e montar sites específicos para um segmento ou público-alvo.

Juntando vários empreendedores fica muito mais barato construir e divulgar algo que vai ser benéfico para todos.

Veja o exemplo do portal Novo Campo Belo:

http://novocampobelo.com.br/

 

Assista ao video original

Assista ao video original da palestra realizada dia 26/03/2020 com a partucipação de Douglas da K2web, Rosana da Girl From Ipanema, Carla da Crepe em Ruedas e Novaes, presidente da Associação Novo Campo Belo.

Gostou das idéias?

Tem dúvidas?

Quer ajuda para aplicar algumas?

Mande sua mensagem e entraremos em contato.

Juntos somos mais fortes.