A Internet está deixando as pessoas mais pobres. Veja essa impressionante matéria de como a tecnologia está reduzindo a renda nos países desenvolvidos e o que você pode fazer para garantir um futuro melhor para sua família.

A Internet está deixando as pessoas mais pobres. Veja essa impressionante matéria de como a tecnologia está reduzindo a renda nos países desenvolvidos e o que você pode fazer para garantir um futuro melhor para sua família.

Christopher Mims publicou dados impressionantes de como a tecnologia está comendo vagas de emprego em todo o mundo, em ritmo acelerado.
Você já ouviu falar que robôs são uma ameaça ao trabalhador, pois vão tirar vagas de emprego em fábricas, fazendas e outros segmentos. Mas então você pensa: estamos em 2013 e nunca vi um robô. Que ameaça é essa?
Segundo o Bureau of Labor Statistics nos EUA, entre 2000 e 2010 mais de 1 milhão de vagas de secretárias foram eliminadas graças aos serviços on-line de agendamento de consultas. O número de vagas para operadores de telefonia caiu 64%; vagas de agentes de viagens cairam 46%; bibliotecários 26%. Na europa, 7,6 milhões de vagas desapareceram devido aos serviços on-line.
O economista Andrew McAfee argumenta que já estamos em guerra contra as maquinas, uma luta desesperada e silenciosa por empregos em um mundo onde velozmente computadores estão aprendendo a realizar tarefas cada vez mais complexas e substituindo as pessoas no mercado de trabalho.
A atual crise mundial diz alguma coisa?
Marc Andreessen, pioneiro da web com o Netscape, define esse processo como "o Sofware está comendo o mundo": cada vez mais serviços está sendo oferecidos on-line e substituindo o trabalho humano. Cada vez mais grandes empresas estão oferecendo seus serviços de forma automatizada, convencendo o usuário a complementar o gap de qualidade graças ao preço mais acessível.
O investimento em TI, tecnologia, robótica das grandes empresas cresce cada vez mais comparado ao investimento em pessoas.
No momento, as vagas de maior risco são aquelas que envolvem tarefas repetitivas e de menor nível de capacitação. Aquelas em que é mais fácil criar um software para executá-las. Mas não se engane: os computadores estão aprendendo em ritmo exponencial.

Como reverter essa situação e garantir um futuro com melhores ganhos para você e sua família?

1) Invista na sua capacitação. Já publicamos aqui um post falando que o presidente Obama quer que todas as escolas nos EUA ensinem mais programação. O futuro será de quem entende como funciona um sofware, seus benefícios e limitações. Qualquer área pode se beneficiar do conhecimento lógico que a humanidade tem conquistado com a tecnologia. Você não precisa ser um programador, mas pode ser um médico que sabe criar um software para melhorar a eficência de seu trabalho. Ou um engenheiro, publicitário, professor. Você pode se valorizar criando sua própria biblioteca de softwares, sejam criados ou encomendados por você ou apenas um kit de softwares prontos. Aumente seu poder com a tecnologia, não deixe ela se sobrepor a você.

2) Lute pela mudança das leis trabalhistas. No Brasil a legislação trabalhista foi criada na década de 50, baseada nas necessidades dos trabalhadores da indústria. O mundo mudou e a lei é a mesma. É muito mais atraente contruir um software aqui do que contratar um profissional dentro dos riscos que isso representa. A lei prejudica contratantes e contratados e poda a criatividade que o país precisa.

3) Prefira um atendimento de qualidade do que um automatizado de baixo custo. Os softwares ainda são dependentes da interação humana. A qualidade ainda é muito abaixo do necessário. Mas se você aceita uma baixa qualidade de serviço porque o preço é mais baixo, vai perceber que o barato sai caro. Para você e para a humanidade.

4) Valorize o serviço humano. Quando contratar um serviço pense no trabalho que ele demanda e na sua complexidade. Muitos profissionais acabam aceitando prestar serviços por valores abaixo do mercado devido a pressão de sobrevivência. Mas com certeza esse serviço será de baixa qualidade e vai sair mais caro para o contratante refazer o serviço. Novamente o barato saí caro.

5) Empreenda. Seja criativo. Invista no atendimento e relacionamento. Softwares são interessantes mas nada substitui o relacionamento. Pessoas são sociáveis, a motivação é social.

Veja a matéria completa aqui










Compartilhe