Inovação tecnológica com robos mais simples de se programar, tiram mais vagas de emprego

Inovação tecnológica com robos mais simples de se programar, tiram mais vagas de emprego

Logo após a II guerra mundial, 40% dos norte americanos trabalhavam na indústria. Hoje esse volume não passa de 10%. Além da óbvia migração para produção externa na China, outro fator que está contribuindo para essa queda é a tecnologia. Hoje as fábricas produzem muito mais com a automatização, utilizando menos mão de obra humana.
A empresa Rethink Robotics acaba de lançar um novo modelo de robos que são muito fáceis de se programar e muito versáteis, além de muito mais baratos que os robos atualmente em utilização.
Rodney Brooks, chefe de tecnologia da empresa, chegou a dizer que se forem bem sucedidos, não vai haver espaço para seres humanos no futuro.
Você pode ver a matéria completa aqui

A Apple por exemplo anunciou recentemente que pretende migrar parte de sua produção de computadores de volta para os EUA, graças a possibilidade de criar um linha de montagem 100% automatizada.

O importante é a sociedade entender que os robos vão ganhar cada vez mais espaço no mercado de trabalho, principalmente em paises onde a mão de obra é muito cara. E as pessoas serão forçadas a estudar e se capacitar para realizar funções que privilegiam a capacidade intelectual humana.



Compartilhe